A OBRA SOCIAL VIVER FELIZ

Presidente: Jovenilton Dionisio Alves

 

 O Grupo Voluntário Viver Feliz é um Projeto de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo ou sem valor comercial. O Programa é uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta, contribuindo para diminuir o abismo da desigualdade social no País.

O Programa é também uma ação conjunta que integra o Grupo, empresas, instituições sociais e voluntários no esforço de diminuição das carências alimentares e do desperdício de alimentos, com um papel pró-ativo: demonstra que é possível minimizar os efeitos da fome e da desnutrição por meio de programas sociais práticos, a custo reduzido e aplicação imediata.

Porém, o Programa não é uma campanha eventual e assistencialista. Tem caráter permanente, baseado na parceria e as responsabilidades são assumidas por todos os segmentos sociais envolvidos, respeitando-se suas especificidades. As instituições sociais fazem parte de um esforço conjunto para melhoria da qualidade de vida e da cidadania por meio da responsabilidade social compartilhada.

 A OBRA SOCIAL VIVER FELIZ, como ação emergencial, baseia-se no princí­pio, já aceito internacionalmente, de que a alimentação é direito fundamental de todo e qualquer cidadão. Um direito social básico, mas que, lamentavelmente, não é garantido a todas as pessoas e por isso são necessárias ações que possam melhorar esta situação duplamente perversa: a fome e o desperdí­cio de alimentos.

GRUPO VOLUNTÁRIO VIVER FELIZ

• História da fundação

Em 18 de novembro de 2008, os moradores do bairro Parque Amperco, em Cuiabá – Mato Grosso, sentiram a grande necessidade de criar uma ONG (Organização Não Governamental) para prestar assistência aos moradores carentes do bairro e de suas adjacências. Dessa maneira se reuniram e com a ajuda do Sr. Jovenilton Dionísio Alves, que por votação numa assembléia geral foi eleito por presidente do Grupo Voluntário VIVER FELIZ, formaram parcerias e arregaçando as mangas criaram esse grupo de apoio às famílias carentes.O segundo passo era encontrar quem pudesse ajudar na obra, foi então que surgiram os feirantes do Verdão, que oferecerem verduras, frutas e legumes, e dessa maneira foram unindo mais parceiros, como o Supermercado Fortaleza, que fornece a carne suã (ossinho) e alimentos em geral, também a senhora Margarida, de forma independente, contempla a ONG com sacolões e ainda outra ONG está presente nesta atividade com o VIVER FELIZ, o Grupo Social Meimei, que também atende os bairros Ribeirão da Ponte, Santa Rosa II, Parque Amperco e Despraiado.

O governo do estado de Mato Grosso também dá sua parcela de contribuição, por meio da SETECS (secretaria de estado de trabalho, emprego, cidadania e assistência social) fornece sacolões, verduras, legumes, frutas, roupas e calçados; a Mesa Brasil oferece alimentos não peressíveis e o Conselho Tutelar da capital disponibiliza sua colaboração por meio do presidente, Sr. Eriseu Ribas Trindade, prestando assistência quanto ao monitoramento das crianças, jovens e adolescentes do bairro, realizando a identificação das crianças carentes, fazendo as certidões de nascimento, RG, CPF, cadastrando-os no auxílio do Bolsa Família e intercedendo em pendências jurídicas, como por exemplo, garantindo pensões alimentícias.




• Objetivo da Instituição

Essa obra social tem como principal objetivo garantir dignidade às famílias que vivem a margem da sociedade, de famílias que não tem uma renda mensal, que precisam da intervenção da sociedade organizada para se alimentarem e se vestirem. O VIVER FELIZ conta apenas com as doações para sobreviver, não há outra forma de renda ou arrecadação, atendendo cerca de 165 famílias, não só do bairro Parque Amperco, mas também do bairro Sucuri, o grupo realiza aos sábados as entregas de alimentas, carnes e quando recebem de doação, também distribuem roupas, calçados, brinquedos, móveis e etc, em todos os outros dias da semana.Para colaborar com o VIVER FELIZ é necessário ligar nos telefones (0XX65) – 3626-3264 ou (0XX65) -9912-6781 (falar com Jovenilton), ou enviar a doação para o endereço da ONG, Rua Rondonópolis, 222, bairro residêncial Parque Amperco, Cep: 78050-228 Cuiabá – Mato Grosso.

© 2012 Grupo Voluntario Viver Feliz

WebmasterWallax Matos